Ir direto para menu de acessibilidade.

Stricto Sensu

Publicado: Quinta, 14 Outubro 2021 16:02 | Acessos: 385

trata do estudo, desenvolvimento e otimização de processos e produtos na indústria de alimentos, além da determinação de propriedades físicas e parâmetros cinéticos, como calor específico, condutividade térmica, difusividade e constante de velocidade de reações. A área também engloba estudos experimentais dos processos de separação, térmicos, de conservação, de fermentação, tratamento de resíduos, modelagem e simulação dos processos, usando equações obtidas de balanços de massa, calor e de quantidade de movimento ou modelos empíricos e semi-empíricos e geração de processos e produtos.

Linhas de pesquisa:

1) Desenvolvimento de processos na indústria de alimentos

A linha de pesquisa em desenvolvimento de processos na indústria de alimentos visa desenvolver e aplicar métodos tradicionais de conservação de alimentos (secagem, tratamentos térmicos, congelamento e refrigeração), métodos emergentes térmicos e não térmicos no processamento de alimentos (aquecimento dielétrico, aquecimento ôhmico, alta pressão, irradiação, ultrassom, entre outros), processos de separação (extração líquido-líquido, sólido-líquido e destilação) e processos fermentativos na produção de alimentos e insumos de interesse na indústria de alimentos, tratando os problemas sempre que possível de forma integrada e sistemática. Esta linha de pesquisa contempla ainda a determinação da vida útil dos alimentos, em especial, o estudo da cinética de degradação/destruição dos nutrientes e microrganismos e estabilidade físico-química, química e microbiológica, no processamento de alimentos. Em todos os trabalhos de pesquisa visa-se a aplicação aos problemas da indústria de alimentos, sempre partindo de conceitos básicos da área. Pretende-se também fazer uso das mais modernas técnicas analíticas e de informação, por meio de equipamentos e softwares avançados.

Docentes: Bruna de Souza Nascimento; Fabiana Queiroz; José Guilherme Lembi Ferreira Alves; Lizzy Ayra Alcântara Veríssimo; Olga Lucía Mondragón-Bernal; Zuy Maria Magriotis.

2) Modelagem, simulação e controle de processo

Modelagem e simulação de processos envolve a utilização de modelos determinísticos e empíricos para a descrição matemática e fenomenológica de processos na área de Engenharia de Alimentos. Por intermédio da modelagem e simulação computacional, processos e equipamentos podem ser reproduzidos e otimizados com respeito aos parâmetros operacionais de escoamento, transferência de calor e de massa. Podem-se destacar estudos que contemplam modelagem e simulação de secagem por atomização, refrigeração e congelamento de alimentos em câmaras frias, separação sólido gás em câmaras ciclônicas e processos fermentativos e bioquímicos em biorreatores. Controle de processos envolve a utilização de sensores, atuadores e controladores, que operam de acordo com leis de controle, de modo a manter as variáveis dos processos industriais o mais próximo possível de valores de referência (set-points), e com o objetivo de atender às especificações de qualidade, segurança e lucratividade da planta.

Docentes: Alexandre de Paula Peres; Iara Hernandez Rodriguez; Isabele Cristina Bicalho; Luis Antônio Minim; Roney Alves da Rocha.

3) Propriedades físicas de alimentos e insumos

A linha de pesquisa contempla o estudo e avaliação das propriedades físicas de alimentos, a caracterização dos materiais biopoliméricos e sua relação com os processos tecnológicos de produção e estabilidade de alimentos. As propriedades físicas de alimentos incluem características relacionadas ao tamanho, forma e volume, propriedades reológicas, propriedades térmicas, propriedades eletromagnéticas, atividade de água e propriedades de sorção e difusão, propriedades de superfície, propriedades óticas e propriedades mecânicas e de barreira. Os conhecimentos obtidos por meio da avaliação destas propriedades são importantes para o desenvolvimento, manutenção e estocagem de produtos alimentícios e de biopolímeros. Os diversos métodos de processamento de alimentos potencialmente podem alterar as características físicas e causar mudanças desejáveis ou não desejáveis no perfil de nutrientes, textura, cor, sabor, aromas e outros atributos de qualidade sendo de extremo interesse o seu entendimento.

Docentes: Diego Alvarenga Botrel; Jaime Vilela de Resende; Marali Vilela Dias; Soraia Vilela Borges; Vanessa Rios de Souza.