Ir direto para menu de acessibilidade.

Histórico do Departamento de Ciência dos Alimentos

Publicado: Quinta, 07 Outubro 2021 15:09 | Acessos: 426

Histórico do Departamento de Ciência dos Alimentos da Universidade Federal de Lavras

O Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) da Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi fundado no ano de 1972 pelo desdobramento do antigo “Departamento de Química e Tecnologia” (DQT) da Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), hoje UFLA, originando os seguintes Departamentos: Departamento de Química, Departamento de Solos e Departamento de Ciência dos Alimentos.

O Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) teve como seu primeiro Chefe o professor Valter de Carvalho, eleito na sua primeira reunião Departamental. Estavam presentes nesta primeira reunião os professores Valter de Carvalho, Adimilson Bosco Chitarra, Evódio Ribeiro Vilela, Luiz Carlos Gonçalves Costa e Eufêmio Steiner Gomes Juste Júnior, professores pioneiros do DCA. Nos anos seguintes, demais professores passaram a fazer parte do corpo docente do Departamento, como Profa. Maria Isabel Fernandes Chitarra, Prof. Paulo Roberto Clemente, Prof. José Cal Vidal, Prof. Raul Castro Gomez, Prof. Sin-Huei Wang, Prof. Fábio de Borja Portela, Profa. Eliana Pinheiro de Carvalho e Profa. Maria de Fátima Píccolo Barcelos.

Enfatiza-se que o DCA sempre manteve uma sólida parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) por meio de Pesquisadores e Técnicos da referida empresa que, nas décadas de 70 e 80, atuaram diretamente no DCA. Vânia Déa de Carvalho efetivou-se como professora do DCA na década de 90, após considerável período de tempo atuando como pesquisadora da EPAMIG. As professoras Maria Cristina Bressan e Verônica Lobato, atuaram como professoras efetivas do DCA, contratadas na década de 1990, e prestaram serviços ao DCA por dez anos.

Em relação a Pós-Graduação, em 1976 foi criado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência dos Alimentos em nível de Mestrado e, em 1991, em nível de Doutorado. A partir de 1999 foram criados os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (nível de Especialização) vinculados ao DCA.

Dando seqüência ao crescimento do Departamento, dois cursos de Graduação foram criados: Engenharia de Alimentos, no 1º semestre de 2003, e Nutrição, no 2º semestre de 2009.

Ao longo de sua história, o DCA foi conduzido por diversos professores. Os chefes do DCA e os períodos das chefias são apresentados a seguir:

• Prof. Valter de Carvalho (1973)
  • Prof. Adimilson Bosco Chitarra (1973-1977 e 1978-1984)
  • Prof. Eufêmio Steiner Gomes Juste Júnior (1977-1978)
  • Prof. Luiz Carlos Gonçalves Costa (1984-1987)
  • Profa. Eliana Pinheiro de Carvalho (1987-1990)
  • Prof. Evódio Ribeiro Vilela (1991-1994)
  • Prof. Paulo Roberto Clemente (1990-1991 e 1994-2004)
  • Profa. Maria de Fátima Píccolo Barcelos (2004-2012)
  • Profa. Fabiana Queiroz (2012-2016)
  • Prof. Luis Roberto Batista (2016-2020)
  • Profa. Maria Emília de Sousa Gomes (Atualmente)

Desde sua criação, o DCA é responsável por várias disciplinas vinculadas a grande área de Ciências Agrárias, área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, disciplinas estas, obrigatórias para os cursos de graduação de Agronomia, Zootecnia e Engenharia Agrícola, e mais recentemente para os cursos de Engenharia de Alimentos, Nutrição e Medicina Veterinária. O Departamento oferece também disciplinas eletivas para os diversos cursos de graduação da UFLA.

No início, as instalações físicas do DCA situavam-se no Campus Histórico da UFLA e, no final da década de 70, foram transferidas para o novo campus da universidade. O DCA nesta época, sob a chefia do professor Adimilson Bosco Chitarra, contava com uma infra-estrutura de uma Ala construída (denominada Ala 1). Logo em seguida, no ano de 1983 também sob a chefia do professor Adimilson Bosco Chitarra, foi inaugurada a Ala 2 do Departamento.

Em setembro de 2007, sob a chefia da Professora Maria de Fátima Píccolo Barcelos, foram inaugurados no DCA alguns setores de outras duas alas criadas: Ala 3 e Ala 4, sendo que na Ala 3 foram inaugurados o Setor de Leite e Produtos Lácteos e o Setor de Processamento de Alimentos Vegetais; na Ala 4, foram inaugurados o Setor de Refrigeração de Alimentos e o Setor de Operações Unitárias. Posteriormente, em setembro de 2011,  foi inaugurado o Setor de Grãos, Raízes e Tubérculos e o Setor de Nutrição e Dietética. Desta forma, foi completada toda a Ala 3 do DCA.

No ano de 2012, no final da gestão da Professora Maria de Fátima Píccolo Barcelos, foram inaugurados a Casa de Caldeira (Caldeira Geradora de Vapor – Movida a gás, situada na Ala 4), além dos seguintes setores da Ala 4: Setor de Carnes e Derivados, Setor Bioquímica de Alimentos e Bioengenharia e o Setor de Bioquímica Nutricional, sendo inaugurada também toda a Ala 5, a qual configura espaço considerado para o funcionamento do curso de Nutrição e é composta de três setores: Setor de Técnica Dietética, Setor de Avaliação Nutricional e Atendimento Dietoterápico e o Setor de Nutrição Experimental, além de Salas (gabinetes) de Professores. A seguir, em janeiro de 2015, o setor de Nutrição é elevado a departamento, tornando-se DNU.

Atualmente, o DCA conta com 40 servidores, entre professores e técnicos administrativos, sendo a chefia composta pelos professores Maria Emília de Sousa Gomes (chefe) e Jefferson Luiz Gomes Correa (sub-chefe).

Atenciosamente,

Departamento de Ciência dos Alimentos – Universidade Federal de Lavras.