Ir direto para menu de acessibilidade.

Mitos e verdades – Consumo e efeitos do café

Publicado: Quinta, 14 Outubro 2021 17:20 | Acessos: 999
Gentileza solicitar descrição da imagem

-Café tira o sono?

O café possui em sua composição química cerca de 1 a 2,5% de cafeína, que é o composto mais conhecido com efeitos estimulantes sobre o sistema nervoso central. Melhora ou reforça o estado de alerta da pessoa, a capacidade de concentração e, consequentemente, o aprendizado. Mas, em algumas pessoas o metabolismo da cafeína pode ser muito rápido, então, o efeito é menor ou quase imperceptível. Isso não significa dizer que elas podem tomar várias doses de café ao dia em quantidades exageradas. Deve-se atender as indicações de ingestão: 4 xícaras de 150/dia. Indica-se que o café deve ser tomado até as ….horas, mas como toda regra tem exceção, isso depende do metabolismo de cada pessoa, como explicado acima.

-Café faz bem ou mal à saúde?

O café é uma das bebidas mais populares no mundo, além de ser natural e saudável. Muitos acreditam que só contenha cafeína, mas ele possui uma variedade de nutrientes importantes para a nossa saúde e bem-estar. Do ponto de vista alimentício, quando ingerido de forma moderada faz muito bem para a saúde, além de ajudar na diminuição do risco de várias doenças. Mas, é preciso lembrar que o café é uma bebida estimulante e sua dose recomendada por dia varia conforme o metabolismo de cada indivíduo.

-Café previne doenças?

Os reais benefícios do café têm sido estudados e resultados importantes já foram alcançados. Estudos mostram que o consumo de café pode estar inversamente associado ao desenvolvimento de diversas doenças. Assim, pode-se dizer que o café contribui na diminuição do risco de desenvolvimento de diversas doenças, como, por exemplo, diabetes tipo II, doença de Parkinson, mal de Alzheimer, cálculos renais, entre outras.

-Crianças podem tomar café?

Sim, as crianças podem tomar café. Mas é preciso ter atenção quanto à idade e a quantidade a ser ingerida. Crianças com menos de dois anos não devem tomar café. Já aquelas com idade entre 2 e 6 anos podem tomar café desde que em pequenas quantidades, equivalendo a meia xícara por dia. Para crianças acima de 6 anos, a recomendação é de que o consumo seja de, no máximo, uma xícara por dia. E, por fim, até os dez anos de idade, a orientação é que a ingestão seja feita em doses moderadas (xícaras pequenas) ao longo de todo o dia, até o final da tarde.

-Café vicia?

O café é uma bebida que não vicia, uma vez que não possui somente cafeína em sua composição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “não há nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências de drogas”. Muitas pessoas podem estar habituadas a tomar quantidades maiores que as recomendadas e muitas vezes ao dia. Talvez isso se deva também não somente a necessidade do efeito estimulante, mas também do prazer ocasionado pela bebida. Novamente reforço que, se a necessidade de tomar o cafezinho é constante o dia todo, convém dividir uma xícara de 150 ml por exemplo em tres menores de 50 ml e degusta-las assim, mais vezes durante o dia.

-Café ajuda a emagrecer?

O consumo de café induz a perda de peso por aumento da termogênese, ou seja, acelera o metabolismo e facilita a queima de calorias. Existem evidências de que esse aumento depende da quantidade de cafeína ingerida, por ser esse o composto mais associado ao efeito termogênico atribuído ao café. Estima-se que a ingestão média de 6 xícaras diárias causa um aumento no consumo de energia de aproximadamente 100 calorias.

-Café altera o humor?

Estudos mostram que doses moderadas de cafeína interferem positivamente no humor, na disposição e na performance cognitiva devido ao seu efeito estimulante. Além disso, a tradição em consumir café está intimamente relacionado a hábitos sociais de convívio com outras pessoas que, por si só, aumentam o bem-estar pessoal.

-Café alivia ou causa dor de cabeça?

O café pode aliviar a dor de cabeça, porque a cafeína tem propriedades vasoconstritoras, mas isso depende da dose ingerida. A cafeína é encontrada como adjuvante de vários medicamentos, frequentemente utilizados para o alívio de dor de cabeça, pelo efeito analgésico e por potencializar a ação de princípios ativos comumente utilizados, como paracetamol, ácido acetilsalicílico e ibuprofeno.

-Tomar café depois do almoço faz mal?

O consumo de café imediatamente após a refeição deve ser evitado, pois pode ocorrer uma diminuição na absorção de nutrientes pelo organismo, como o cálcio e o ferro. A sugestão é que haja um intervalo, por volta de 1 hora para tomar o café após o almoço.

-Café causa problemas digestivos?

Não há nenhuma pesquisa científica que prove ou comprove que o café ocasione problemas digestivos. O que ocorre é que todos nós temos organismos diferentes, com metabolismos diferentes porque nosso modo de vida e alimentação também são diferentes. Vamos dizer assim, um alimento que é bem aceito no estômago de uma pessoa, pode não ser bem aceito no de outra pessoa e isso, pode ocorrer muitos motivos. No caso do café, alguns pontos devem ser considerados como:

*Prefira sempre cafés de boa qualidade qualidade, cujos grãos não passaram por processos de fermentação indesejáveis, que podem alterar a real e boa acidez da bebida do café.

*Prepare o café de boa qualidade de forma correta e de preferência no momento do uso. Cafés de pior qualidade, com açúcar adicionado na água de preparo e ainda armazenados por períodos prolongados não tem efeito positivo no estômago de ninguém.

*Por fim, como mencionei acima, somos e temos metabolismos diferentes, por isso, consulte regularmente seu médico e nutricionista, para que essa maravilhoso alimento que é o café, te proporcione ainda mais saúde e prazer.

 

Reportagem Peabirus – Rede Social do Café

 

Autora: Profa. Rosemary Gualberto – DCA/UFLA