Dicas – Setor de grãos, raízes e tubérculos
1) Você sabia que o arroz parboilizado é mais nutritivo do que o arroz branco?
No processo de obtenção do arroz parboilizado, o grão com casca passa por um cozimento em água quente, onde os nutrientes da casca, do farelo e do gérmen passam para o grão. Assim após o beneficiamento, o grão resultante contém mais nutrientes, além de cozinhar mais rápido, render mais e precisar de menos óleo no seu preparo.
2) A água mineral não é indicada para a produção de pães?
A água mineral contém muitos minerais. A quantidade desses depende da fonte de onde a água foi extraída. Mas esses minerais, em grande concentração, prejudicam a formação do glúten, responsável por reter os gases obtidos na fermentação biológica da massa do pão.
3) Você sabia que não é necessário lavar o arroz?
O arroz branco polido não necessita de lavagem antes de ser preparado. A lavagem retira resíduo de amido e de farelo do grão, retirando assim muitos dos nutrientes contidos nestas frações. O cozimento do arroz em temperaturas elevadas, quando corretamente realizado, garante a sua qualidade microbiológica.
4) Você sabia que o arroz complementa o feijão?
O arroz, como os demais cereais, possui aminoácidos essenciais, aqueles que nosso organismo necessita, porém não consegue fabricar. E o feijão também. Mas os aminoácidos que o arroz possui, são diferentes dos aminoácidos do feijão. Por isso devemos ingerí-los sempre juntos para garantir uma alimentação completa e balanceada. Não precisa ser arroz e feijão sempre. Entre os cereais temos: macarrão, produtos de fubá e de trigo. E entre as leguminosas, além do feijão, temos: soja, lentilha, grão de bico, ervilha e outros. Vale combinar à vontade.