O broto e seus nutrientes
Os brotos são considerados embriões de plantas, em pleno crescimento, destacando-se devido a sua impressionante quantidade de vitaminas, minerais e compostos orgânicos, e também pobres em calorias. Além de conter uma quantidade significativa de proteína e fibra alimentar, bem como a vitamina K, ácido fólico, ácido pantotênico, niacina, tiamina, vitamina C, vitamina A, e riboflavina. Em termos de minerais, os brotos contêm manganês, cobre, zinco, magnésio, ferro e cálcio. A maioria destes nutrientes e componentes aumentam conforme o broto continua a se desenvolver. Aliado a todos estes componentes, os brotos também são uma fonte rica de enzimas que são essenciais para a saúde e auxiliam na eliminação de toxinas que ficam circulando pelo corpo.
Como exemplos, podemos citar:
Feijão-mungo
Esta leguminosa contém um bom teor de ferro e vitamina C, muito utilizado no Oriente para reduzir a temperatura corporal em caso de febres.
Alfafa
Utilizada na prevenção de leucemia, diminuição das placas que entopem as artérias e ajudam a controlar as ondas de calor recorrentes da menopausa.
Autora: Profa. Ellen Cristina de Souza – DCA/UFLA