Cerveja artesanal
A cerveja é uma bebida largamente consumida em todo mundo, sendo o Brasil um dos maiores consumidores. Como ingredientes básicos, a produção de cerveja necessita de água, malte, lúpulo e levedura. Pode-se ainda utilizar alguns adjuntos cervejeiros na elaboração da bebida, como arroz ou milho, uma vez que substitui parcialmente o teor de malte, obtendo-se uma cerveja mais leve e com custo inferior.
De acordo com os ingredientes, principalmente na variação da quantidade e qualidade de maltes e lúpulos, pode-se obter variados tipos de cervejas, cada qual com um estilo próprio e característico. Esses estilos, de um modo geral, se enquadram em duas classes maiores: Ale e Lager. A cerveja Ale é uma cerveja obtida com levedura de alta fermentação, normalmente mais encorpada e intensa, enquanto a cerveja Lager se caracteriza por uma bebida mais leve e refrescante, sendo a levedura utilizada a de baixa fermentação.
A enorme diversidade nas possibilidades de elaboração de diferentes cervejas fez com que muitos estilos fossem criados. Como consequência, criou-se um documento objetivando a orientação em relação às diretrizes dos estilos de cerveja, elaborado pelo BJCP (Beer Judge Certification Program), podendo ser realizado download pelo link a seguir: BJCP 2015.
Diante deste cenário diversificado de estilos de cervejas, o mercado de cervejas artesanais no Brasil expandiu-se rapidamente neste século XXI. O estado de Minas Gerais tornou-se conhecido como a “Bélgica brasileira”, por abrigar um vasto e crescente número de micro e médias cervejarias. Regiões mineiras como Belo Horizonte e sua região metropolitana, Zona da Mata e Sul de Minas apresentam bons exemplares de cervejas. Em Lavras/MG, atualmente, são 3 microcervejarias oficializadas e produtoras de boas cervejas, além dos inúmeros “cervejeiros caseiros” nos quais tem como hobbye a produção de cerveja em suas próprias casas.
Para iniciar a produção de cerveja em casa, há a necessidade de obter alguns equipamentos e utensílios como fogão ou fogareiro, panelas maiores, malhas ou filtros, baldes, sanitizantes, entre outros, além dos insumos. Tudo isso pode ser obtido em casas especializadas ou, com muita praticidade, via internet. Nada melhor do que orientações e cursos antes de iniciar a produção, a fim de se conhecer mais de perto todo processo cervejeiro e conseguir uma boa cerveja logo em sua primeira brassagem.
Cheers!!
Autor: Felipe Furtini Haddad – Engenheiro de Alimentos (DCA/UFLA)