Flávio Domingues
“Minha história iniciou-se na UFLA em 2005, foram muitos desafios e aprendizados, os quais me possibilitaram concluir a graduação na Engenharia de Alimentos em 2010. Depois de formado, as perspectivas eram muito boas e acabei ingressando no mercado de trabalho como docente na área de alimentos da unidade do SENAI-Poços de Caldas, onde me encontro desde então.
Meu despertar para o universo de cervejas artesanais aconteceu em 2011 pois, devido à minha formação acadêmica, já tinha algumas bases teóricas e decidi me aprofundar. Desde então, fui buscando qualificações/capacitações de forma a ir otimizando minhas produções. Aliado a experiências particulares, como um hobby, desde o ano passado passei a lecionar profissionalmente o curso de fabricação de cerveja artesanal.
Além disso, este ano decidi participar de um concurso nacional de cervejeiros caseiros e para minha felicidade e surpresa fui congratulado com a medalha de ouro da edição 2016. A preparação exigiu bastante estudo pois o estilo Baltic Porter é bem complexo em suas características. Assim foram algumas semanas de estudos, livros, teorias, seguindo o guia BJCP até estruturar a formulação final. Valeu a pena toda a dedicação que tive! Agradecimentos especiais também a todo o corpo docente da Engenharia de Alimentos da UFLA e tenham certeza que contribuíram nestas vitórias alcançadas por mim até agora! Com certeza, essa conquista pode abrir novos horizontes, expandir os conhecimentos e desdobrar ações para a profissionalização no segmento de cervejas artesanais.”