Felipe Furtini Haddad
“Iniciei minha carreira na UFLA como aluno de graduação em Engenharia de Alimentos em 2006, na oitava turma do curso. Como todo início, um pouco obscuro e diante de inúmeras possibilidades para realizar escolhas e seguir um caminho.
Dentre todas as atividades que o DCA e a UFLA oferecem, participei de Atividade Vivencial nos laboratórios de Microbiologia de Alimentos (Prof. Luis Roberto Batista) e, posteriormente, de Química, Bioquímica e Análise de Alimentos (Prof. Carlos Pimenta), acompanhando a famosa e eterna Tina; membro do Centro Acadêmico de Engenharia de Alimentos, no qual permaneci 2 anos e meio em uma experiência extremamente positiva para minha formação pessoal e profissional; Iniciação Científica no laboratório de Laticínios (Profa. Sandra e Prof. Luiz Ronaldo); membro do Núcleo de Estudos em Novos Produtos, além de estágios na Cachaçaria Bocaina e Cooperativa Agrícola Alto Rio Grande.
Diante de todas essas atividades, concluí que o melhor a se fazer enquanto aluno é conhecer a si mesmo e trilhar seu próprio caminho de acordo com suas afinidades e oportunidades que aparecem e que, normalmente, não podem ser escapadas.
Concluí a graduação em 2011 e ingressei no Mestrado em Ciência dos Alimentos, sob orientação da Prof. Maria de Fátima, com término em 2013. Nesta época, decidi ir para outra área de atuação e deixar a Engenharia de Alimentos um pouco em “descanso”, até que realizei concurso público na UFLA e em 2016, tomei posse como Engenheiro de Alimentos do DCA, voltando ao local onde iniciei meus estudos 10 anos antes.
O Engenheiro de Alimentos dentro de uma instituição como a UFLA tem um leque grande de áreas de atuação, um pouco diferente do Engenheiro dentro da indústria. Meu dia a dia no trabalho passa por ensino, pesquisa e extensão, seja em trabalhos em conjunto com professores ou ainda trabalhos com alunos e individuais.
Trabalhar no DCA hoje, ao lado de alguns professores e técnicos que me ajudaram a chegar até onde cheguei e participaram ativamente de minha formação durante quase 7 anos, é motivo de orgulho e me faz acreditar que trilhei o caminho certo para meu futuro profissional.”